logobotafogodabahia_0000_Layer 2O Botafogo Sport Club, também chamado por Botafogo de Salvador ou Botafogo da Bahia é um clube brasileiro de futebol, com sede na cidade de Salvador, capital do estado da Bahia. Foi fundado no dia 1º de novembro de 1914 pelo Sargento Antônio Valverde Veloso, do Corpo de Bombeiros, que buscou inspiração nas cores e no objetivo do seu batalhão para fundar o clube. Suas cores são o vermelho e o branco. Possui sete títulos baianos, sendo então o 4º maior dententor de títulos do estado e foi junto a Esporte Clube Bahia, Esporte Clube Ypiranga e Galícia Esporte Clube um dos clubes dominadores da primeira metade do Século XX.

Em 1922 no primeiro Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, o Botafogo-BA reforçado apenas de um atleta emprestado por outro clube, representou o estado da Bahia ficando entre os melhores colocados ao final do torneio. O clube fechou seu departamento de futebol em 1990, mas reabriu em 2011 e passou a disputar a 2ª Divisão do Campeonato Baiano, quando eles foram eliminados na primeira fase da competição. O primeiro jogo após o seu regresso foi disputado em 28 de abril de 20112 , e o clube foi derrotado por 3 a 0 pelo Ypiranga. Através de parceria firmada entre o Botafogo Sport Club e o município de Terra Nova, os jogos com mando de campo do Botafogo serão disputados no estádio Luís Eduardo Magalhães em 2012. O Botafogo chegou a disputar o Campeonato Baiano nas categorias Infantil e Juvenil em 2001 e 2005, mas sem sucesso.

Os principais rivais do Botafogo são o Ypiranga e o Bahia. Fazia com o este um dos maiores clássicos baianos antes da Bahia se polarizar entre os tricolores e o Vitória. Os duelos entre Bahia e Botafogo eram conhecidos como “Clássico do Pote”; o nome veio por conta da promessa de um torcedor alvirrubro, que anunciou que quebraria um pote quando o Botafogo vencesse o rival (o que demoraria dois anos após a declaração). A rixa foi perdendo espaço com a decadência botafoguense e a ascensão do Vitória, ficando esquecida por conta do licenciamento do Botafogo. O Botafogo é o 4° clube com mais participações no campeonato baiano ao todo 72 participações, ficando atrás de Vitória (97), Bahia (81) e do Ypiranga (74).

Em 2012 o clube retornou a primeira divisão do Campeonato Baiano de Futebol e depois de fazer a final da Segunda Divisão contra a Jacuipense, conquistou o título do campeonato. É o primeiro troféu oficial depois de 74 anos.